Obstáculos ao desenvolvimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Obstáculos ao desenvolvimento

Mensagem  Professor em Ter Nov 24, 2009 11:33 am

I- PASSADO COLONIAL
- muitos países Em Desenvolvimento (PED) sofreram a colonização por parte de muitos países europeus (Portugal, França, Inglaterra,...);
- os seus recursos/riquezas naturais foram exploradas em função dos interesses dos europeus e não para satisfazer as necessidades básicas das populações locais (principalmente os países africanos);
-a descolonização originou o aparecimento de governos ditaturiais, grande instabilidade política e conflitos armados - dificuldades de desenvolvimento.

II - CATÁSTROFES NATURAIS
- os PED são mais vulneráveis aos furacões, sismos, tsunamis. inundações, periodos prolongados de seca, porque os meios financeiros e técnicos de que dispõem para prever/combater as catástrofes naturais, meios de salvamento e reconstrução das infra-estruturas, são muito reduzidos.
- têm grande impacto na economia dos PED.

III - CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
- o elevado/intenso/rápido crescimento da população não é acompnhado pelo crescimento económico: pobreza, bairros de lata, instabilidade social, difícil acesso à educação, falta de cuidados médico-sanitários.

IV - DÉFICE DEMOCRÁTICO- regimes de partido único, ditaduras, desrespeito pelos Direitos do Homem, corrupção, desvio de capitais, favorecimento das classes dirigentes - instabilidade política e social - prejudica o desenvolvimento dos países.

V - CONFLITOS ARMADOS

VI - COMÉRCIO INTERNACIONAL
- Países Em Desenvolvimento - exportam os recursos naturais e importam os mesmos recursos já transformados. Os ganhos com as exportações são inferiores aos custos com as importações - BALANÇA COMERCIAL NEGATIVA
- O comércio internacional dos países Em Desenvolvimento(PED) é prejudicado:
1- pelos subsídios atribuídos à agricultura dos PD originando a descida dos preços dos produtos nos mercados internacionais.
2 - pelas cobranças de direitos aduaneiros sobre as exportações dos PED.

VII - INSTALAÇÃO DAS MULTINACIONAIS - TRANSNACIONAIS - ETN
- os objectivos são: baixar os custos de produção, conquistar mais mercado e aumentar os lucros. Explorar os recursos naturais, mão-de-obra abundante e barata.
- Os lucros são deslocados quase na sua totalidade para os PD, isto é, os PED não ganham com a presença das ETN.

VIII - DÍVIDA EXTERNA
- - Países Em Desenvolvimento - exportam os recursos naturais e importam os memos recursos já transformados. Os ganhos com as exportações são inferiores aos custos com as importações - BALANÇA COMERCIAL NEGATIVA.
- Para atenuar o défice da balança comercial contraem empréstimos que não conseguem pagar. Muitos PED possuem dívidas externas tão grandes que os seus recursos não conseguem pagar os respectivos juros - a dívida externa torna-se um problema quase sem solução.

Bom trabalho
O Professor
avatar
Professor
Admin

Mensagens : 168
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 55

Ver perfil do usuário http://geografia.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum