Movimentos_Migratórios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Movimentos_Migratórios

Mensagem  Professor em Sex Jan 25, 2013 10:44 am

MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO - MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

– As Migrações são:

. Quanto ao ESPAÇO: - Internas (-Êxodo Rural consiste na ida das populações do campo para os centros urbanos; Êxodo Urbano consiste na ida das populações da cidade para as áreas rurais);
- Internacionais ou externas (Emigração/Emigrante: 1 português em França (aquele que sai de um país); Imigração/Imigrante: 1 ucraniano em Portugal (aquele que entra num país));

. Quanto à DURAÇÃO: - Definitivas (Emigração, Imigração, êxodo rural e urbano - implicam a mudança de residência por um período superior a 1 ano)
- Temporárias (Ex.: um professor colocado 1 ano-lectivo na Madeira ou em Timor, para o ensino do Português; Podem ser sazonais: ir fazer as vindimas ao Douro ou à Espanha)

. Quanto ao CONTROLO: - Legal (se a migração é feita com autorização do país de acolhimento);
- Clandestina (o indivíduo entra ou fica num determinado país sem nenhuma autorização ou conhecimento)

. Quanto à FORMA: - Voluntárias (quando a decisão de se deslocar é do próprio indivíduo, ou seja, é iniciativa do indivíduo);
- Forçadas (Quando o individuo, apesar de não desejar fazer uma deslocação, se vê obrigado a fazê-la...)

Quem efectua migrações? Fundamentalmente adultos jovens (em idade de procriar ou com filhos menores que os acompanham), afectando a estrutura etária das áreas de origem e de destino.

Algumas causas das migrações:

Económicas: O desemprego e os baixos salários são factores de natureza económica que levam os indivíduos a deixarem determinadas áreas e a dirigirem-se para outras, na tentativa de melhorarem a sua situação financeira.

Naturais: O abandono de lugares que são alvo de catástrofes naturais (sismos, inundações, erupções vulcânicas, etc.) é frequente.

Sociais/Étnicas: As rivalidades entre grupos étnicos diferentes provocam a saída de numerosas pessoas de alguma áreas.

Religiosas: A fuga a perseguições religiosas é, em alguns casos, o motivo de migrações.

Políticas: As guerras e a existência de determinados regimes políticos fazem com que a população fuja de determinadas áreas para se refugiar noutras, que consideram mais seguras.

Algumas consequências das migrações:

A constante saída de pessoas de um país em busca de novos horizontes sócio-económicos cria um conjunto de consequências:
• a emigração altera o equilíbrio demográfico;
• a emigração introduz alterações na estrutura sócio-económica do país;
• a emigração cria contrastes, cada vez mais marcados, entre regiões
• O fenómeno migratório não se reflecte apenas na distribuição da população. Tem reflexos na estrutura etária da população:
– Nas áreas de origem, assiste-se ao envelhecimento da população e à diminuição de população activa (são estes que emigram à procura de melhores condições)
– Nas áreas de destino, verifica-se, pelo aumento da natalidade (pela chegada de população em idade de procriar), o rejuvenescimento da população e a concentração de força de trabalho, que se traduz na acumulação de riqueza do respectivo país.

A emigração traz muitos aspectos negativos para o país de origem, mas ela é, muitas vezes, desejada pelos próprios governos. Os emigrantes canalizam as suas poupanças para o país de origem e estas divisas são utilizadas no equilíbrio da balança comercial com o estrangeiro.

O professor
avatar
Professor
Admin

Mensagens : 168
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 55

Ver perfil do usuário http://geografia.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum